O que é o DJULA
O DJULA é um instrumento electrónico de cadastro e consulta de pessoas desaparecidas, gratuito e que funciona on line, criado pela Fundação Apolinario Munguambe .
Nele, instrumento, realiza-se o cadastro de desaparecidos em todo o território nacional, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento e/ou identificação de pessoas desaparecidas.
Embora o trabalho do DJULA não substitua a perícia policial, pode, a partir de um trabalho conjunto, auxiliar na localização da pessoa desaparecida. Para tanto, é disponibilizado um formulário de cadastro, assim como o e-mail info@fam.org.mz, para onde pode ser enviada foto da pessoa desaparecida, a fim de compor o cadastro e divulgar nas redes sociais da FAM e dos seus parceiros.
Orientações gerais
Assim que perceber que um familiar desapareceu, compareça a uma Esquadra de Polícia para registar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas. Faça imediatamente o registo de Ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento.
Caso a pessoa desaparecida retorne ou seja encontrada, comunique o facto à esquadra de polícia o mais rápido possível.
Se percorridos todos esses passos, o desaparecimento persistir, continue mantendo contactos periódicos com os órgãos públicos que trabalham pelo reencontro.
Vale ressaltar que, o Djula, pode auxiliar na localização de familiares da pessoa localizada, que esteve antes em situação de desaparecida.
Como utilizar o Djula?
Para começar, baixe e instale a aplicação disponível para o Android neste link ou vá a play store e pesquise por Djula.